AMAVI - Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí

Servidores municipais participam de capacitação sobre cerimonial público

segunda, 11 de julho de 2011

Técnicos das prefeituras do Alto Vale do Itajaí participaram na última semana, (7 e 8), na AMAVI, de um curso de Cerimonial Público e Empresarial, ministrado pela gerente de cerimonial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Ilka Maria Fretta. O evento, que faz parte do plano de trabalho da AMAVI de 2011, teve como objetivo principal capacitar profissionais com conhecimento em cerimonial público e ordem de precedência para atuar na organização de eventos nos municípios.

Durante dois dias de curso, os participantes receberam orientações sobre como organizar um evento, principalmente no setor público, desde a elaboração dos convites, definição das autoridades convidadas, hierarquia, perfil do mestre de cerimônias, ordem de precedência e postura ética e profissional de um cerimonialista. De acordo com a palestrante, o mais importante quando se organiza um evento é conhecer e respeitar o Decreto 70.274 de 9 de março de 1972, que define regras para o cerimonial público e a ordem geral de precedência. “ Temos um documento nacional que define regras, e estas devem ser cumpridas, não podemos inventar normas ou critérios para compor uma mesa de autoridades por exemplo”, destaca Ilka.

O curso abordou ainda como deve ser, passo a passo, a organização de solenidades como descerramento de placas inaugurais, desenlace de fitas, sessão solene, outorga de títulos e de medalhas e outros. No encerramento do evento, o secretário executivo da AMAVI, Agostinho Senem, agradeceu a ALESC, que através da Escola do Legislativo proporciona capacitações que contribuem com a formação dos servidores públicos municipais.

Mais notícias

Consórcios


Acesso Rápido

Próximos aniversários